terça-feira, 30 de outubro de 2012

TRABALHO INVESTIGATIVO COM RELAÇÃO A MATEMÁTICA




TRABALHO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Os saberes necessários ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e perspectivas.

OLHAR INVESTIGATIVO DO TRABALHO NA ÁREA DA MATEMÁTICA

Este texto apresenta o resultado do trabalho investigativo realizado com relação à matemática na educação infantil com uma turma de Mini-Maternal, que teve como proposta a utilização de uma sequência didática para trabalhar os conteúdos de números e operações com os alunos.

Sendo assim apresentamos aqui as reflexões feitas no desenvolvimento da atividade investigativa que foi realizada partindo do conhecimento dos alunos e focando o desenvolvimento de diversas habilidades na área da matemática como a da identificação e registro dos números nos diversos contextos sociais.

O trabalho com a turma foi realizado partindo da caracterização da faixa etária e das habilidades que podem ser desenvolvidas pelos alunos com base nos blocos de conteúdos na área da matemática.

Após o planejamento da atividade que seria realizada partimos para o desenvolvimento do trabalho investigativo que foi realizado identificando três momentos importantes para analise e resultado.

Num primeiro momento é dado início a atividade onde o professor faz a explicação da proposta será realizada para a turma, onde foi percebido que o professor se mostrou seguro e confiante passando com clareza a comanda para a realização da atividade.

Também percebemos uma boa interação dos envolvidos na atividade e a realização de agrupamentos que favoreceu o desenvolvimento dos alunos em todos os momentos.

No que se refere à função social da atividade realizada foi possível perceber essa preocupação no momento do planejamento e desenvolvimento da proposta, trabalhando um tema importante e que faz parte do cotidiano dos alunos, tendo a preocupação de proporcionar aos alunos desafios adequados, ou seja, aqueles possíveis de serem realizados, realizando intervenções pontuais.

O diagnostico e realizado partindo das discussões dos resultados em que os alunos relatam aos colegas, professores ou coordenador o trabalho realizado e o que eles aprenderam.

A partir disso contatamos que a turma se mostrou interessada e com um desenvolvimento satisfatório no que se refere à atividade proposta. Eles apresentaram um rendimento favorável apresentando boa interação e participação tanto na parte oral quanto no registro das ideias e no realizado na sequência desde as ações iniciais.

Dessa forma percebemos que diversas vantagens foram comprovadas, reafirmando o trabalho investigativo como um processo privilegiado na construção do conhecimento em todas as áreas, analisando e constatando as potencialidades dos alunos tornando este tipo de atividade muito produtiva para a formação de professores e coordenadores, que serão incentivados a refletirem sobre sua prática analisando suas ações dentro do processo de ensino aprendizagem dos alunos dentro da unidade escolar da qual fazem parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário