RELATÓRIO FINAL
DAS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO COORDENADOR
O curso de formação continuada promovido
pela secretaria de educação do município de Taboão da serra “Os Saberes necessários
ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e perspectivas” ministrado pela
formadora Vandy Lima, foi muito importante, porque propiciou a abordagem de
assuntos significativos para favorecer o desenvolvimento do trabalho na
coordenação escolar, enriquecendo os conhecimentos e contribuindo na realização
prática do trabalho, entendendo e procurando sempre valorizar a formação e a aquisição
de saberes e competências que se fazem necessárias ao coordenador, no sentido
de melhorar a sua pratica, a do professor e
consequentemente a qualidade do ensino.
Todos os temas abordados foram
significativos, mas um dos que mais me marcou foi o da inclusão, porque
acredito que além dos conteúdos e a formação teórica e prática que o
coordenador pode proporcionar aos professores na formação continuada, ele precisa
também conhecer e saber como dar o seguimento adequado na orientação à equipe
docente no relacionado à inclusão, que envolve não só uma formação teórica e prática,
mas, sobretudo o entendimento das necessidades e possibilidades do outro para
vencer desafios, preconceitos, e dar a oportunidade das pessoas terem o
conhecimento para melhor desenvolver este trabalho, que marca o início de uma
nova era e de uma sociedade mais justa, de igualdade de direitos e mais humana.
Sendo assim compreendemos que, se quisermos
contribuir com a qualidade da educação dentro de um contexto educacional
contemporâneo devemos partir do respeito à diversidade cultural das nossas
comunidades, assim como o reconhecimento e a formação dos profissionais da
unidade escolar e os contextos para a compreensão da ação formativa e educativa
do coordenador pedagógico.
É com essa expectativa que teremos a
capacidade de fortalecer a instituição educativa, a formação continuada dos
professores, a parceria com as famílias e comunidades e, sobretudo a
organização e comprometimento de cada membro da unidade escolar para a melhoria
e sucesso da aprendizagem dos alunos nela inseridos, favorecendo e contribuindo na construção de uma escola para todos.
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