terça-feira, 30 de outubro de 2012

RELATÓRIO FINAL




RELATÓRIO FINAL DAS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO COORDENADOR
 

O curso de formação continuada promovido pela secretaria de educação do município de Taboão da serra “Os Saberes necessários ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e perspectivas” ministrado pela formadora Vandy Lima, foi muito importante, porque propiciou a abordagem de assuntos significativos para favorecer o desenvolvimento do trabalho na coordenação escolar, enriquecendo os conhecimentos e contribuindo na realização prática do trabalho, entendendo e procurando sempre valorizar a formação e a aquisição de saberes e competências que se fazem necessárias ao coordenador, no sentido de melhorar a sua pratica, a do professor e  consequentemente a qualidade do ensino.

Todos os temas abordados foram significativos, mas um dos que mais me marcou foi o da inclusão, porque acredito que além dos conteúdos e a formação teórica e prática que o coordenador pode proporcionar aos professores na formação continuada, ele precisa também conhecer e saber como dar o seguimento adequado na orientação à equipe docente no relacionado à inclusão, que envolve não só uma formação teórica e prática, mas, sobretudo o entendimento das necessidades e possibilidades do outro para vencer desafios, preconceitos, e dar a oportunidade das pessoas terem o conhecimento para melhor desenvolver este trabalho, que marca o início de uma nova era e de uma sociedade mais justa, de igualdade de direitos e mais humana.

Sendo assim compreendemos que, se quisermos contribuir com a qualidade da educação dentro de um contexto educacional contemporâneo devemos partir do respeito à diversidade cultural das nossas comunidades, assim como o reconhecimento e a formação dos profissionais da unidade escolar e os contextos para a compreensão da ação formativa e educativa do coordenador pedagógico.

É com essa expectativa que teremos a capacidade de fortalecer a instituição educativa, a formação continuada dos professores, a parceria com as famílias e comunidades e, sobretudo a organização e comprometimento de cada membro da unidade escolar para a melhoria e sucesso da aprendizagem dos alunos nela inseridos, favorecendo e contribuindo na construção de uma escola para todos.


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