terça-feira, 30 de outubro de 2012

PERFIL DO GRUPO DOCENTE



PERFIL DO GRUPO DOCENTE BASEADO NOS SABERES DE PAULO FREIRE


Coordenadora Pedagógica: Erika Natália Chinén Chú


Tendo em vista a construção de uma educação de qualidade percebe-se que o modo como constituídas as relações entre coordenador, aluno, professor, família e comunidade são fundamentais para a formação do ser humano, pois nelas estão constituídos, valores hábitos e saberes que, por sua vez, influenciam no jeito de agir, pensar e sentir do aluno.

Por isso a importância de todos os profissionais que atuam na escola ficarem atentos à qualidade das relações que se estabelecem no espaço escolar, para que dessa forma seja possível favorecer o processo de ensino-aprendizagem que possibilite a construção de uma educação cada vez mais justa e mais humana.

A nossa equipe docente é composta por professores e auxiliares de desenvolvimento infantil dentro das quais temos profissionais com graduação pedagogia, ensino médio completo e alguns cursando alguma especialização na área educacional, eles também já realizaram cursos de curta duração, palestras e oficinas e procuram estar em continua formação, para aprimorar o trabalho pedagógico dentro do processo de ensino aprendizagem dos alunos.

O corpo docente acredita que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção, percebendo que ensinar exige respeitar os saberes dos educandos, onde deve ser considerado o acervo de conhecimentos que o aluno traz sua cultura e sua individualidade. Se, se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é formar. 

Os profissionais procuram estar em constante atualização e buscam sintonizar-se com as ferramentas da modernidade, sejam elas tecnológicas ou de interação com o intuito de acompanhar as mudanças da sociedade contemporânea, pois ensinar exige a consciência do inacabamento, compreendendo que onde existe vida existe um movimento permanente, que evolui criativo e transformador.

 Acreditamos muito neste novo grupo de profissionais, participativos, dinâmicos e criativos, que tem espírito de trabalho em equipe e que acreditam que ensinar exige pesquisa, porque incentivando a pesquisa será possível encontrar soluções aos questionamentos podem ser levantados no decorrer do processo educativo.

De acordo com Paulo Freire, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor tem que ser pesquisador. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. É preciso pesquisar para conhecer o que ainda não se conhece e comunicar ou anunciar novidades. 

Ensinar exige curiosidade e essa curiosidade leva a uma relação dialógica entre alunos e professores, ou seja, aberta curiosa e indagadora que propicia a interação enquanto fala ou enquanto escuta, respeitando sempre os limites e as possibilidades de cada um.

Freire afirma que não há distância entre a ingenuidade e criticidade: ao ser curioso, há crítica. O professor, assim como o aluno é movido pela curiosidade. Para o autor, o pensar certo, do ponto de vista do professor, implica no respeito ao censo comum existente no educando, durante o processo de sua necessária superação. O respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando contribuirão para que ele possa sair da consciência ingênua e passe a ter uma consciência crítica.

A equipe de profissionais tem um perfil diversificado que por sua vez, contribui na construção de saberes com o propósito de refletir sobre a prática no âmbito escolar, pois ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, dessa forma, a prática docente crítica envolve um movimento dinâmico e dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer, isto quer dizer que pensando criticamente estaremos revendo o fazer de ontem e de hoje para melhorar a próxima prática.

Dentro do horário de trabalho pedagógico coletivo a equipe docente percebe a importância desses encontros e se mostra participativa e dinâmica, compreendendo esses espaços essenciais para a formação continuada dos professores em que todos que dela fazem parte aprendem a participar, de forma democrática e compartilhada favorecendo o processo de desenvolvimento humano.

A formação continuada contribui para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica da escola e, consequentemente, da educação. 

Nesse sentido o grupo acredita que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, e que todos somos capazes de agir para transformar, mas é preciso ter o propósito de ensinar e aprender para produzir saberes e ampliar as possibilidades de um projeto educativo cada vez mais eficiente. Mudar é difícil, mas é possível.

A equipe docente colocou como dúvidas as questões relacionadas ao planejamento, organização do trabalho e avaliação, mas consideram que é preciso conhecer a realidade dos educandos e respeitar sua autonomia é fundamental para alinhar os conteúdos a prática do cotidiano em sala de aula.

Segundo Freire o professor precisa se mover com clareza dentro de sua prática, conhecer as diversas dimensões que caracterizam essa prática tornando mais seguro o seu próprio desempenho.

Sendo assim, o professor precisa acreditar na sua capacidade de atuar na melhoria do processo educacional, com base constitutiva na aprendizagem favorecendo a formação de um sujeito consciente e crítico capaz de contribuir com a construção da história de seu entorno, desenvolvendo a capacidade de agir e progredir, alcançando um novo saber.

Dessa forma o professor estará criando condições para que o aluno seja capaz de fazer análise, de pensar e de refletir criticamente, criando condições para que ele possa ter a capacidade de fazer escolhas conscientes sobre o que quer e o que espera conquistar na vida.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo. Loyola, 2001.
_______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004



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