PERFIL
DO GRUPO DOCENTE BASEADO NOS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO
O grupo docente
do PAC Nossa Senhora de Fátima é formado
por 4 professoras PEB I das quais uma possui dois cargos na rede e 3 auxiliares
de desenvolvimento Infantil.
A escola iníciou
as atividades escolares no segundo semestre, por esse motivo nosso grupo foi
formado recentemente, por tanto ninguem do grupo tinha trabalhado junto
anteiormente, o grupo docente atende 1 sala de mini maternal integral e duas
salas de maternal parcial sendo uma no período da manha e outro no da tarde.
Todos os docentes PEB I possuem graduação em pedagogia e uma Pós-Graduação. Com
relação as ADIs uma possui graduação em pedagogia, a segunda esta cursando e a terceira
possui ensino médio completo.
O corpo docente,
acredita na importancia da aqusição de novos conhecimentos e da atualização
tecnica e pedagógica, por isso estão em continua formação e também se mostrando
participativos e dinâmicos nos HTPCs, buscando sempre conhecer e se aprofundar
sobre as temáticas em torno da educação basica.
Dentro das
pesquisas realizadas para conhecer melhor o grupo, foi feita uma atividade que
teve como objetivo conhecer o estilo de comunicação que caracteriza cada
profissional, sendo assim foi observado que 5 docentes são do estilo pessoas,
uma de estilo ação, e uma do estilo processo.
Assim constatamos
que a maioria do nosso grupo é do estilo pessoas, caracterizados por mostrar os
benefícios humanos, promover a chance de conhecer o outro, averiguar seus
sentimentos, mostrar e manter o entusiasmo e valorizando todas as pessoas da
unidade.
Dessa forma
percebe-se que é necessário trabalhar
com a equipe elementos e caracteristicas dos outros estilos que se fazem
necessários para uma ação mais produtiva dentro do ambito educacional,
entendendo que planejar e sabe fazer, também são elementos fundamentais para
qualificar a ação educativa dentro da unidade escolar, proporcionando assim a
formação de profissionais comprometidos e concentrados neste mundo globalizado
e em constante mudança e consequentemente refletindo diariamente no
favorecimento de uma visão mais ampla e contextualizada para a construção de
individuos, alunos e futuros cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário